sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Quatro documentários para repensar sua relação com a comida

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Fui uma criança obesa e a custa de dieta, me tornei uma pessoa mais saudável. Era tão nova que peguei implicância com dieta e virei adolescente com uma dieta a base de miojo, açucar e gordura (mas ativa demais para me tornar obesa novamente). A mudança de alimentação veio aos poucos e graças, principalmente a minha paixão por documentários. Os quatro filmes não falam exatamente da realidade do Brasil, mas mostram como ninguém o que é o mundo da gordura, açucar e uma industria que quer que você coma mais açucar e mais gordura.

Faminto por Mudanças (Hungry for Change) 
Focado mais em alimentação e troca de hábitos alimentares, "Hungry For Change" mostra algumas histórias legais de pessoas e sua relação com a comida (como Joe Cross que conta mais sobre sua história em "Fat, Sick & Nearly Dead"). "Hungry For Change" destaca a obesidade e os produtos diets ou “low fat”, que vendem o sonho de ser tornar magro, as armadilhas genéticas que caem as pessoas, a falta de ética da indústria alimentícia, que usa as mesmas táticas da indústria do tabaco viciando os seres humanos desde a infância. 


O Alimento é Importante (Food Matters) 
Aqui discutimos as ferramentas para emagrecer, e porque não existe uma "pilula milagrosa" que faz a barriga sumir. Ele também mostra que uma boa alimentação pode ajudar e até mesmo eliminar doenças e mudar o estado de espírito. O filme também mostra o ciclo vicioso da agricultura extensiva, que acaba com os nutrientes do solo, formando plantas mais frágeis aos ataques de pestes, que acaba levando a aplicação de pesticidas, que as contaminam, que acabam envenenando quem as come, que se tornará mais fraco e buscará medicamentos.



Comida S/A (Food Inc.) 
Se em "Food Matters" parte da discussão era os problemas da industria e a produção de produtos com pesticidas e sem nutrientes, em Food Ind. acompanhamos esse relato e aprendemos sobre como é na verdade o segmento alimentício. Apesar de mostrar mais os Estados Unidos, o Brasil não está longe dessa realidade (tendo o segundo maior rebanho bovino do mundo e também sendo o segundo mundial em cultivo de trangênicos).


Fed Up 
Lançado esse ano, o documentário mostra a dificuldade de uma geração de crianças obesas que ouvem sobre "precisar se movimentar mais" quando estão sendo alimentadas com produtos que não conhecem a composição. O filme fala muito sobre açucar e como vários produtos tem esse ingrediente em sua composição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Coisas Infinitas © 2014