quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Schlitzie: inspiração de Pepper em "American Horror Story"

quarta-feira, 26 de novembro de 2014


Apesar de não acompanhar "American Horror Story", a nova temporada trouxe de volta um personagem que eu tive carinho: Pepper. A personagem tem voltou para a temporada "Freak Show" depois de participar da "Asylum" e se juntou a trupe circense que chega a pequena cidade de Júpiter. Pepper tem microcefalia, e assim como todos os personagens dessa temporada, é escancaradamente inspirada no filme "Freaks" (1932). A inspiração por trás de Pepper é Schlitzie, microcéfalo e com deficiência intelectual que foi exibido durante quase toda a vida em circos. O motivo da personagem de "American Horror Story" ser uma mulher em vez de um homem, é que Schlitzie se apresentou como Maggie durante toda a carreira, incluindo vestidos e laçarotes.




Não se sabe ao certo quando o "pinhead" nasceu ou como ele chegou aos freak shows, só que ele era uma pessoa amável, e amado pelo público desses circos - motivo porque ficou por tantos anos neles. Ele foi adotado por George Surtees, um treinador de chimpanzés em 1935 e usou esse sobrenome até o final da vida. Quando Surtees morreu em 1965, "pinhead" foi colocado em uma instituição até ser reconhecido pelo engolidor de espadas Bill Unks, que percebeu que Schilitzie estava deprimido. Bill o levou de volta para os circos, onde "pinhead" passou a se apresentar ocasionalmente. Ele morreu aos 70 anos, em 1971. 

Além de inspirar Pepper, Schilitzie entrou para a cultura popular - principalmente depois que "Freaks" virou cult. Ele também é fonte inspiradora dos quadrinhos "Zippy the Pinhead", de Bill Griffith. Além de Schilitzie, as irmãs Jenny Lee Snow e Elvira Snow (Pip e Flip) também participaram do filme de 1932. Assim como o famoso "pinhead", as duas tinham microcéfalia e deficiência intelectual.

(Esse texto é ridiculamente inspirado no do Movie Pilot. É que a história de vida so Schilitzie é tão interessante, que resolvi compartilhar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Coisas Infinitas © 2014