segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Gostou de "Uptown Funk"? Vem ver algumas dicas de música que inspiraram o hit

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015


Apesar de eu ter adquirido uma persona de canções latina ao longo da vida, cresci com o bom e velho soul & funk, com muito James Brown, Stevie Wonder e Earth, Wind, & Fire. Por isso que dei uma bela enlouquecida quando percebi que a próxima música que todos vão gostar muito é uma declaração de amor ao estilo, "Uptown Funk", de Mark Ronson e a voz (e o swing) do Bruno Mars.

A notícia boa sobre a música é que ela faz parte de um álbum com o mesmo estilo. Mark Ronson recrutou Stevie Wonder, Kevin Parker do Tame Impala, Andrew Wyatt e Jeff Bhasker (além de Bruno, que só aparece em "Uptown Funk") para "Uptown Special", álbum que será lançado no final de janeiro. 


Vocês já ouviram, certo? (senão, corre para dar play)

Então pensei, tem gente que deve ter amado a música e não conhece nada de funk, soul ou R&B, mas deve estar louco por indicações até o lançamento do disco. Que tal algumas sugestões?

"Superstition" - Stevie Wonder 
Sou fã de carteirinha de menino Stevie, mas na hora de escolher uma música, meu voto sempre será sentimentalmente para "Superstition" (quando precisava madrugar para atravessar a cidade e chegar na faculdade, já acordava no ritmo com essa música de despertador). Se nos anos 80 o cantor resolveu ter uma pegada mais pop - ele está com a romântica "I Just Call to Say I Love You" na nossa lista de músicas que ninguém lembra que foram compostas para filmes - nos anos 1970, Stevie era puro ritmo. Para quem quiser saber mais dessa época do cantor, a dica é ouvir Sir Duke, I Wish, You Haven't Done Nothing e Higher Ground (ou ouvir a discografia da década, o que indico fortemente).


"The Boss" - James Brown 
O próprio pai do funk, o senhor James Brown. Para quem nunca conseguiu ir além das roupas coloridas e o cabelo alisado, indico ouvir além de "Get Up" e "I Got You (I Feel Good)" e partir para outras clássicas como como "The Payback", "Get Up Offa That Thing" e "The Boss" - que tenho praticamente certeza que inspirou o ritmo do "Girls hit you hallelujah".


"Dancing Machine" - Jackson five 
Sempre achei o Jackson 5 o elo perdido entre o funk e a era disco, mas eles deram pinta em algumas músicas QUE SIMPLESMENTE NÃO DÁ PARA NÃO DANÇAR. "Dancing Machine" é a menos misturada que conheço, assim como "Enjoy Yourself" (que tem um refrão enjoadíssimo mas quando você vê, já está fazendo passinho) e "Shake Your Body (Down to the Ground)".


Lógico que tem muito mais coisas, mas tentei fazer uma listinha democrática com dicas com músicos mais conhecidos. Para quem quer ir além, o Spotify dá aquela ajudinha: pesquisando para fazer esse post, achei uma "listinha" com 200 músicas do gênero, com os já citados ai em cima, e ainda Marvin Gaye, Parliament, Funkadelic, Earth, Wind & Fire e outros. Divirtam-se com a lista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Coisas Infinitas © 2014