quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

O ideal de beleza feminina ao longo dos séculos

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015


Magra, alta, atlética, cabelo liso e visual de modelo. Corpo perfeito? Só nesse século. O Buzzfeed criou um vídeo com os padrões de beleza ao longo dos séculos e achei legal dividir com algumas ressalvas:

- como eu disse no "Existe Corpo Perfeito?", a sociedade impõe algum biotipo como mais atrativo, mas ele nem sempre é o seu. Isso funciona para as moças gordas renascentistas ou as muito magras do início do século; 
- De novo, se ele não é o seu, não se sinta pressionada, seja feliz com seu corpo e saiba o que fica bonito para você, não para a sociedade.

Mas voltando ao vídeo, é incrível ver como a dualidade de peso e shape muda ao longo da história. Das épocas mais antigas, onde comer era um luxo e o a pessoa com mais peso - acá, com dinheiro suficiente para comer de forma saudável - era o corpo perfeito, até o estilo atual, passando pelos anos 1920 e a luta por um tratamento mais igualitário, que trouxe androgenia e o visual magro. Ou seja, muito do "corpo dos sonhos" não passa de um anseio coletivo da sociedade naquele período específico. O Buzzfeeed explica melhor (em inglês) algumas das mudanças, vale a pena ver:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Coisas Infinitas © 2014