terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Dê uma chance aos filmes antigos: "Os Irmãos Cara de Pau"

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015


Tenho tentado falar mais sobre filmes dos anos 1950/60 ou até antes porque são os longas que as pessoas tem mais preconceito de ver hoje em dia (depois dos estrangeiros, logicamente), porém o Saturday Night Live fez 40 anos essa semana e resolvi falar de uma das crias do programa de comédia, o "The Blues Brothers" - que também já tem certa idade e comemora 35 anos de lançamento esse ano.

Lançado em 1980, "Os Irmãos Cara de Pau" (porque os títulos são traduzidos desse jeito louco, pesquisar) é estrelado por John Belushi e Dan Aykroyd. No filme, o irmão interpretado por Belushi sai da cadeia em liberdade condicional e fica sob custódia do irmão (Aykroyd). Em viagem no Bluesmóvel, um carro e policia adaptado, a dupla visita o orfanato que cresceram e descobre que a instituição está sofrendo com os impostos - é quando eles decidem reunir sua banda e participar de um concurso para ganhar o dinheiro honestamente. 


Inclusive aconselho a pegar chapéu, óculos escuro e sapatos de dança porque a música é muito boa

Por que o filme é tão legal? 
Primeiro, a caracterização dos personagens é demais, são estilosos, meio nonsense. Segundo, é um filme musical, e além de atores e comediante, John e Dan mandam bem demais. Terceiro, as participações especiais te garantem a vontade de ver o filme, nem que seja uma vez e apenas para curtir os números musicais. Quer os nomes? James Brown, Cab Calloway, Aretha Franklin, Ray Charles, John Lee Hooker e outros músicos aparecem ao longo de "The Blues Brothers".

Os irmãos Jake e Elwood Blues foram criados para o SNL, mas a qualidade musical da dupla extrapolou a televisão e conseguiu uma gravadora, lançou "Briefcase Full of Blues" em 1978. São mais de 15 álbuns lançados e várias formações com a excelência dos irmãos.

____________ 

John Belushi morreu em 1982 - ele era irmão do James Belushi, e talvez por isso você ache que o conhece de algum lugar - e um novo filme dos irmãos foi lançado em 1998. "Blues Brothers 2000" não tem o mesmo charme, mas é uma homenagem a esse filme divertidíssimo que quase ninguém viu.

Esse post faz parte de uma série, quer mais dicas de filmes antigos? clica aqui embaixo:
- "A Malvada"
- "Crepúsculo dos Deuses"
- "Aconteceu Naquela Noite"
- "Tarde Demais para Esquecer"

2 comentários:

Coisas Infinitas © 2014