segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Dê uma chance aos filmes antigos: "Crepúsculo dos Deuses"

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015


Um crime aconteceu e tem um corpo na piscina. Parece a novela "O Rebu" mas é o filme de 1950 "Crepúsculo dos Deuses" (nada se cria, tudo se copia, já dizia o velho Guerreiro). "Sunset Boulevard", título original, é sobre a industria do cinema, como ela é cruel e selvagem - esqueça essa máxima sobre a old hollywood glamourosa, o bicho pegava entre os estúdios desde sempre como mostra o diretor do longa, Billy Wilder.

O roteirista Joe Gillis (William Holden) está morto e isso não é um spoiler, já que o corpo dele boiando é a abertura do filme, a graça do filme é descobrir como isso aconteceu. Do outro lado da história está Norma Desmond (Gloria Swanson), uma atriz que fez sucesso mas envelheceu e não consegue mais nenhum papel. Ela contrata Joe para adaptar um roteiro ruim, e o roteirista, precisando do dinheiro, topa.



Mas você jura que isso não foi ideia do "O Rebu"? Eu juro, esse filme é de 1950.

Por trás do mistério de como Joe terminou na piscina - e ele mesmo narra sua própria história mesmo morto, em um "Memórias Póstumas de Brás Cubas" feeling - vemos a parte pouco conhecida dos estúdios nos anos 1950, quem trabalhava por trás e como todo mundo era meio corrompido. Além disso, vemos a estranha relação que Joe cria com Norma e seu fascínio por uma jovem que ainda é ufanista mesmo trabalhando na industria do cinema.

Talvez a única infelicidade do filme é ter sido lançado no mesmo ano de "A Malvada" e acabou ofuscado por Bette Davis e cia (o longa levou apenas três Oscars dos 11 que concorreu, incluindo o merecidissimo prêmio de melhor roteiro). Além de um drama excelente, "Crepúsculo dos Deuses" brinca com as verdades por trás do roteiro. a Paramount é citada o tempo todo, o diretor faz uma ponta como ele mesmo e Gloria Swanson abusa da própria história como atriz do cinema mudo que "era velha demais para entrar no cinema falado", vale muito a pena. 


Esse post faz parte de uma série de indicações. Quer ver mais? Clica aqui embaixo:
- "Aconteceu Naquela Noite"
- "A Malvada"
- "Tarde Demais Para Esquecer"

Um comentário:

  1. Preciso confessar que:
    1) tô amando essa série de posts;
    2) não tô conseguindo assistir nenhum. :/

    ResponderExcluir

Coisas Infinitas © 2014