sexta-feira, 20 de março de 2015

Links feministas de domingo

sexta-feira, 20 de março de 2015
Mais uma semana, mais textão pra vocês. Dessa vez temos mulheres no cinema - sendo vilãs, mocinhas ou simplemente badass de filme de ação, um pouco sobre as transformações - febre nos filmes adolescentes dos anos 90-2000 - um texto maravilhoso sobre as bailarinas negras e outras cositas más. Bom domingo!

Makeovers in Movies aren't "all that" - quando eu falei sobre "The Duff" por aqui, meu namorado curiosamente preferiu uma abordagem mais, "por ela tenta mudar ao menos? O cara chama ela de feia e gorda, o que obviamente ela não é". Vi esse texto pesquisando pra postagem e é chocante: filmes de "transformação" tão ai o tempo todo e já naturalizamos o conceito de "mudar o visual pra conseguir um objetivo". Vale a pena ler.

As bailarinas negras e o ballet clássico - O ballet é uma das minhas coisas favoritas, então nunca percebi como quase não existem negras dançando profissionalmente. Esse texto é um tapa na cara sobre quem não percebe como o racismo está presente em várias coisas coisas da sociedade, inclusive em uma profissão linda como a dança.
Nostalgismo: Mariah Carey no clipe "Hartbreaker" - Teresa resolveu lembrar um dos momentos mágicos dos anos 90 (e do disk MTV), esse clipe da Mariah. Tem gif, análise de estilo e o clipe para lembrarmos como o mundo era lindo em 1999.

12 escritoras latinoamericanas a las que les importó un carajo el que dirán - tá em espanhol? Tá, mas o importante é anotar os nomezinhos para entrar na lista de leitura. Chicas Malas listou 12 escritoras que merecem ser lidas.


Há um tempo li esse texto no blog da Intrínseca sobre o direito das mulheres serem vilãs. Que na luta de termos personagens femininos mais poderosos, ter uma voz feminina na literatura, que muita gente torce o nariz porque uma mulher pode ser violenta, repugnante, assassina e etc. Ai essa semana vi essa montagem com as mulheres badass do cinema e resolvi deixar por aqui, porque afinal, a gente pode ser o que quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Coisas Infinitas © 2014