sexta-feira, 27 de março de 2015

"Night Will Fall": o documentário que devemos ver apesar de não querermos

sexta-feira, 27 de março de 2015


Tem coisas que doem de ver e precisam ser vistas. É esse o mote do documentário "Night Will Fall", dirigido por Andre Singer. Através de imagens de época - as mais cruéis, tristes e desoladoras que eu já vi sobre a segunda guerra - Helena Bonham Carter narra como aquelas imagens chegaram a acontecer e mostra quem participou das filmagens, como profissionais e sobreviventes.

"Night Will Fall" deveria ser lançado ainda em 1945, como um filme oficial do governo britânico para mostrar as crueldades do nazismo. O produtor Sidney Bernstein visitou campos de concentração e se tornou determinado a mostrar o que aconteceu realmente na guerra - principalmente para o povo alemão que ignorava propositalmente ou não o holocausto. As imagens eram tão fortes que acabaram sofrendo tropeços pela cooperação internacional, e adiado definitivamente com outros acontecimentos do pós-guerra.


O documentário, que seria o primeiro da carreira de Alfred Hitchcock na direção, acabou guardado (apesar de seus registros ajudarem na condenação dos tribunais de guerra). "Night Will Fall" é parte da história do longa-metragem original, "German Concentration Camps Factual Survey", que foi restaurado pelo Imperial War Museum. O filme conta com imagens fortes de cadáveres, estruturas e sobreviventes, além de depoimentos fortíssimos sobre o que acontecia no local. Mas é uma lição sobre a barbérie do que foi a guerra, um registro histórico excelente do que não podemos deixar acontecer novamente.

Com tradução para o português de "A Noite Chegará", o documentário será exibido no festival "É Tudo Verdade", que acontece no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Santos e Brasilia no início de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Coisas Infinitas © 2014