sexta-feira, 24 de abril de 2015

"Saga Ruiva": como conseguir o ruivo dos sonhos com tintas de farmácia

sexta-feira, 24 de abril de 2015




(Tintas ruivas no mercado que são - ou se aproximam mais - do tom ruivo)

Primeira coisa, o papo aqui é quase que exclusivo para quem quer o tom acobreado natural porque é quase impossível achar essas nuances no mercado - mas não desanimem vermelhinhas, pra frente tem algo especial para vocês. Não lembro onde li que as tintas de farmácia não tem tonalidades de ruivo acobreado porque as pesquisas de mercado garantem que não vendem, o que bem, não sei se é verdade.

Já disse no post anterior que uso Cor&Tom, marca que tem não só uma, mas duas opções de ruivo (alias, Niely, louvo de pé a existência delas, nunca tirem de linha faz favor): o 7.43 e o 7.46 - que já aprendemos na outra postagem, é respectivamente Louro Acobreado Dourado e Louro Acobreado vermelho. Antes de começar a divagar sobre um outro jeito de colorir o cabelo com tintas de farmácia, vai a lista das colorações ai da imagem, da esquerda para a direita, de cima para baixo, que sozinhas conseguem um resultado ruivo natural:

- Biocolor - 7.44 (atenção: apenas quando desbota. O resultado pós-tinta é mais avermelhado)
- Cor & Tom - 7.43
- Cor & Tom - 7.46
- Luminous - 8.43
- Maxton - 8.43
- Maxton - 7.43
- Beauty Color - 7.46
- Beauty Color - 7.44 (atenção: apenas quando desbota. O resultado pós-tinta é mais avermelhado)
- Luminous - 7.4
- Alta Moda - 7.4
- Luminous - 7.43
- Maxton - 7.46

Eu costumo usar o 7.46 puro porque percebi que meu cabelo desbota para o dourado, então quanto mais pigmento vermelho para segurar isso, melhor. Porém, se você reparar, todas as tintas disponíveis tem praticamente as mesmas bases e reflexos, então o que fazer quando se deseja outras nuances? Aprender matemática e fazer "misturinhas".


(mas eu juro que assim que vocês entenderem isso, vai ser felicidade de girar em campinas)

Como conseguir o tom desejado com tintas de farmácia?

Tintas de base loira serão suas melhores amigas nesse processo, assim como a proporção (e um monte de ousadia para fazer experiências capilares). Quando decidi que queria o cabelo mais claro, fui misturando o 7.46 com 9.0, o que me garantia uma base mais clara, como se eu tivesse usado um 8.46 - para calcular a mistura de bases, pense em média matemática, Base 9+ Base 7 = 16/2 tintas = Base 8. Se usar mais de duas tintas, some-as e divida do mesmo jeito. Mas atenção, isso só funciona bem quanto usamos tudo em partes iguais.

A coisa fica mais complicada quando chegamos a proporção de cada tinta usada. Por exemplo, se você mistura uma tinta inteira de loiro com um dedo de tinta acobreada, sua base não será a soma dos dois, mas sim a da coloração com maior quantidade. Além disso, é preciso levar em conta a proporção no resultado final, que inclui os reflexos, pois é a quantidade de produto que define o acobreado. Essa postagem do E ai, beleza? Explica bem isso, com um pouco de acobreado em uma tinta loira com reflexo 0, é possível conseguir um ruivo acobreado bonito.

Como calcular o reflexo: construindo o ruivo

No exemplo do que faço com o meu cabelo, uso uma base zero, que não influencia no reflexo da tinta ruiva que eu uso, mas o que acontece quando se mistura colorações com nuances diferentes? É ai que a estrela de Oswald entra em ação:


(prazer, estrela de Oswald)

Lembram da nossa tabelinha lá no início não é, a dos reflexos? Com a ajuda dessa estrela, podemos ver esses tons e duas cores diretamente opostas, o que isso significa? Matização. Basicamente, em frente ao vermelho temos o verde e ao laranja o azul, ou seja, se sua mistura levar uma tinta com final .1 (por exemplo, pra misturar com o 9.1 para um resultado mais claro), elas se anulam e o final dessa matemática da colorimetria de farmácia é desastre, porque as nuances se anulam  causando resultados inesperados.

Então com a estrela de Oswald na cabeça, escolha as colorações que irão "construir" seu ruivo. Para definir qual é o reflexo principal e o secundário, é só trabalhar as proporções. A coloração de maior concentração é a com o reflexo dominante. Se você quer o strawberry blonde, o acobreado muito claro, quase loiro, o primeiro passo é ver é possível chegar no tom desejado (lembra da aula sobre descolorações e o poder da oxigenada?) e procurar colorações. Por exemplo, misturar o loiro dourado 9.3 da  Koleston com o 8.43 da Maxton, dá um loiro dourado acobreado (9.343) que é basicamente o strawberry blonde.

Misturar marcas é um problema?

Coloração é química, e as vezes pode ter problemas. De  todas as vezes, uma vez fiquei com o cabelo de cor de barro, mas de resto, me dei bem em recriar o ruivo. É da conta e risco e da análise se vale a pena ou não. Meu conselho é: procurem misturar colorações da mesma marca e só comprem de outra se não tiver o tom necessário disponível. Com isso, fica mais difícil ter uma incompatibilidade por fórmulas diferentes. Para quem ainda ficou com dúvidas, o Dicas para o cabelo tem um post mais aprofundado sobre neutralização de tons, é só clicar aqui. 

40 comentários:

  1. Post muuito bem explicado, estou querendo usar a maxton 8.43 o/
    obrigadoo
    beijão

    ResponderExcluir
  2. ameiii... já usei a maxton 8.43 mas desbota rápido, to adorando esse mudo acobreado e esse post me ajudou muitooo.

    ResponderExcluir
  3. Oi, boa tarde !
    Estou com uma dúvida, eu queria um ruivo médio cobre avermelhado e estava pensando em usar a tinta Cor&Ton 7.46 com uma tinta loira 10.0 (usar as duas tintas inteiras), eu consigo esse tom misturando essas duas tintas inteiras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a ideia é um ruivo médio, é melhor usar um loiro mais baixo. Com uma 10.0, o resultado vai ficar muito claro. Qual a base que você quer? Se for um sete, vale mais usar a coloração pura.

      Excluir
    2. Oi meu cabelo ta bem looiro quero um ruivo natural mais fechado o que me indica?

      Excluir
    3. Oi meu cabelo ta bem looiro quero um ruivo natural mais fechado o que me indica?

      Excluir
  4. Olá !
    Meu cabelo está num tom 9 ,eu eu uso totalizante e quando desbota fica bem amarelado ,então eu resolvi comprar tinta ,e comprei aquela da alfaparf alta moda 7.4 só que eu vi uns resultados e a maioria vi que ficou parecido como o meu está ( um ruivo acobreado claro) ,eu quero que ele fique aquele ruivo acobreado avermelhado ,qual tinta eu uso ??

    ResponderExcluir
  5. Oi o meu cabelo está com a tinta 666 quero ficar ruiva que cor devo passar?

    ResponderExcluir
  6. Olá uso cor&ton 7.43
    Mas assim, queria que o tom laranja fosse mais intenso (vermelho).
    É possível misturar a 7.43 e 7.46?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode usar o 7.46 puro, porque não tem tanta diferença entre eles, só o fundo (7.43 fica mais amarelado). Se a ideia é ficar ainda mais intenso, sugiro misturar o 7.43 com o 6.66, vai dar uma boa intensificada no vermelho.

      Excluir
    2. Minha linda meu nome é Analucia estou começando a fazer vídeos no YouTube e sou CABELELEIRA de em fico a cor 7.43 +8.43 tá marca maxtom vc encontra ela em farmácia trabalho com protudos parados e profissional

      Excluir
    3. o certo é: cabeleiREIRA, fica a dica ;)

      Excluir
  7. Também gostaria de saber isso kelly cristina , eu tô na mesma dúvida .

    ResponderExcluir
  8. Também gostaria de saber isso kelly cristina , eu tô na mesma dúvida .

    ResponderExcluir
  9. Uma base 3,pra ter um escuro fechado, sera que consigo misturando 7.4+10.0? Fiz um teste de mecha apenas com a 7.4 e abriu pro 5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi, eu cabelo é escuro natural ou está escuro com coloração? Pra coloração, passa um dekap pra facilitar o processo. Se for virgem, pode misturar sim, mas quase certo dele não ficar uma base 8 ou 9 de cara (alguns cabelos virgens abrem com facilidade, mas a maioria precisa de descoloração).

      Excluir
  10. Oi Karen! Tudo bem? Meu cabelo era virgem e castanho escuro. Inventei de passar a tinta 7.3 da Cor e Ton pensando que ficaria um loiro puxado para o mel. Porém, o cabelo ficou um cobre alaranjado muito esquisito para a minha pele branca amarelada. Agora quero que ele fique um vermelho no tom 666. Tem como fazer isso sem ter que descolorir os fios ou usar água oxigenada de 40? Quero continuar usando Cor e Ton, já que é única tinta que não resseca os meus cabelos. O site da marca oferece os seguintes tons de vermelho: 6.66 (Louro Escuro Vermelho) e 7.66 (Vermelho Intenso). Eu pensei em misturar 1 tubo da 11.11 e outro tubo da 7.66. Que você acha? Beijos!

    ResponderExcluir
  11. meu cabelo tem resto de tinta preta, que ja ta velhinha (e passei dekap clipe, mas não adiantou muito kk) e depois disso passei um vermelho que pegou um pouco, e um mes depois fiz luzes, só que é complicado cuidar das luzes então quero pintar "elas" de ruivo, fica muito estranho? ou seria melhor eu descolorir o cabelo inteiro, porém ele está bem padrinho, me ajudem, pelo amor de Deus hajshakjak

    ResponderExcluir
  12. meu cabelo tem resto de tinta preta, que ja ta velhinha (e passei dekap clipe, mas não adiantou muito kk) e depois disso passei um vermelho que pegou um pouco, e um mes depois fiz luzes, só que é complicado cuidar das luzes então quero pintar "elas" de ruivo, fica muito estranho? ou seria melhor eu descolorir o cabelo inteiro, porém ele está bem padrinho, me ajudem, pelo amor de Deus hajshakjak

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post! Tenho uma dúvida, meu cabelo é loiro escuro, se eu passar o 8.43 da Maxton com ox 20, pega? Não queria um ruivo muito avermelhado, nem forte, mas aquele bem naturalzinho mesmo, tenho várias dúvidas quanto a isso. Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  14. Adorei o post! Tenho uma dúvida, meu cabelo é loiro escuro, se eu passar o 8.43 da Maxton com ox 20, pega? Não queria um ruivo muito avermelhado, nem forte, mas aquele bem naturalzinho mesmo, tenho várias dúvidas quanto a isso. Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  15. Olá! Adorei seu blog. Então, meu cabelo é virgem e castanho claro, fiquei apaixonada pelo tom louro médio acobreado 7.44 da biocolor e queria um resultado um pouco mais aberto, quase na base 9. Devo clarear? Ah! Além disso , sabe me dizer quais dessas tintas tem amônia?

    ResponderExcluir
  16. Olá meu nome é carol e eu usei apenas uma vez a tintura 666 e há uns 3 meses uso apenas tonalizante pra manter o vermelho, mas gostaria de passar a 7.43 da maxton, como o cabelo desbota rápido eu queria saber se dá pra fazer isso só com ele desbotado sem ter que descolorir, ah! Parabéns pelo blog...

    ResponderExcluir
  17. Olá meu nome é carol e eu usei apenas uma vez a tintura 666 e há uns 3 meses uso apenas tonalizante pra manter o vermelho, mas gostaria de passar a 7.43 da maxton, como o cabelo desbota rápido eu queria saber se dá pra fazer isso só com ele desbotado sem ter que descolorir, ah! Parabéns pelo blog...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ele tiver desbotando e ficando mais claro do que o tom que você tinha antes dá sim, se ele continua escuro pare de tonalizar e tente. Apesar de tinta não clarear tinta, com o cabelo desbotado pode acontecer de abrir os tons.

      Excluir
  18. Qual você utiliza atualmente?

    ResponderExcluir
  19. Respostas
    1. Cor & Tom - 7.43 (e se tiver achando o cabelo muito amarelado), o 7.46

      Excluir
  20. Eu tenho um tinta chamada Issue 7.46 e eu queria deixar ela um pouco mais clara, mais pro laranjinha.... Alguém pode me ajudar? Pq não sei que numeração de tinta usar pra mudar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual vc usa no seu?, quero esse mesmo ton, mais o único que consigo é puxado pro vermelho.

      Excluir
  21. Ola quero pintar o meu com a maxton 8.43 e queria colocar a 10.0 Mais meu cabelo é curto poderia me disser a quantidades e se coloco as duas ox ?

    ResponderExcluir
  22. oi qual tom e coloração kelly vc usa pq é exatamente essa que quero chegar . meu cabela ta num ton parecido com o da beauty color 7,46 . mas nao ta uniforme, como conseguiu esse resultado?

    ResponderExcluir
  23. O meu cabelo está em um tom claro, meio loiro claro dourado, quero mudar pro Ruivo acobreado (ele mais laranjado)..
    Pode dar certo se eu juntar o 9.0 e 0 7.43 da Cor&Ton Matade das duas ou como o meu cabelo é grade vai precisar de duas porções posso misturar as duas inteiras ? Me ajudem gente ❤

    ResponderExcluir
  24. Meu cabelo está um 7,43 da majirel desbotado ..
    O que acontece se eu misturar 8,43 + 12.01 ( procurei a 12 , mas não achei )
    Obrigada

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde, meninas!
    SERA QUE FICARIA LEGAL MISTURAR O CEREJA DA KOLESTON 6646 COM AMORA DA KOLESTON 5546? JA USO CEREJA HA 12 ANOS E ESTOU ACHANDO MUITO CLARO. MAS TAMBÉM NAO QUERO ESCURECER MUITO.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Meu cabelo está com a cor e tom 7.43 mas ainda está um ruivo muito fechado comprei a 10,0 + a 7.43 com usar pra clarear mais meu cabelo quero um ruivoais aberto ISO as duas inteiras ? Quantidade de ox correta? Meu cabelo está pouco abaixo do ombro.

    ResponderExcluir
  28. Oie tô em um dilema meu cabelo estava platinado fui no salão deixou acobreado, desbotou ficou dourado e agora ? Quero um acobreado alaranjando oque me indica? Bj

    ResponderExcluir

Coisas Infinitas © 2014