sábado, 11 de abril de 2015

"Saga Ruiva": entenda a tabela de cores e como conseguir o ruivo dos sonhos

sábado, 11 de abril de 2015


(vários ruivos, tons e reflexos diferentes)

Todo mundo que fica ruiva, tem uma mentalização de qual tom deseja. A cor dos sonhos de algumas é o da Florence, outras da Marina Ruy Barbosa, ainda outras da Josie Pessoa. o primeiro passo é descobrir qual é seu tom natural e qual é a numeração desejo (abro uma grande aspas para falar que colorimetria é uma grande matemática e inclusive tem esse artigo muito bom do Mundo ruivo com o titulo "Coloração de Cabelo Perfeita: Utilizando a Matemática da Colorimetria").

Passo um: qual é a sua cor de cabelo? 
Se encara no espelho com carinho e descobre, seu cabelo é castanho, mais pra claro ou mais pra escuro? Parece acinzentado ou avermelhado? É virgem ou colorido? Está desbotado? Conseguiu sua resposta? Compara com essa lista aqui: 

Preto absoluto – 1 
Preto natural – 2 
Castanho escuro – 3 
Castanho Médio – 4 
Castanho Claro – 5 
Louro Escuro – 6 
Louro Médio – 7 
Louro Claro – 8 
Louro claríssimo – 9 
Loiro claríssimo - 10

Reparou que aqui só estamos levando em consideração a cor principal sem reflexos, né? Isso se chama base, que é o tom principal do cabelo. Percebeu também que não tem ruivo nessa tabela internacional? Acontece porque os tons acobreados e avermelhados são a soma de base + reflexo + reflexo secundário, como eu disse, uma matemática. A lista de reflexos é a seguinte:

Reflexo Cinza – 1
Reflexo Irisado ou Mate – 2
Reflexo Dourado – 3
Reflexo Acobreado – 4
Reflexo Acaju – 5
Reflexo Vermelho – 6
Reflexo Marrom ou chocolate – 7
Reflexo azul - 8
Reflexo Verde/Mate (ou Violeta em algumas marcas) – 9

O desocupada é a mãe tem um gráfico ótimo em uma postagem sobre nuances que dá para ilustrar bem o que eu falei acima, incluindo um guia de matização (que vamos falar mais pra frente em outra postagem), mas atenção, a maioria das tintas seguem esse esquema, mas algumas - como a queridinha das ruivas Igora - tem uma tabela própria, em que o .5 é o dourado e o .7 é o acobreado. Então procure saber sobre isso quando for comprar a coloração, não confie na cor da caixinha!







Seu cabelo é virgem?
Então por exemplo, você procurou a sua coloração e descobriu que a tinta que você quer pinta é um loiro médio acobreado vermelho (vulgo a numeração 7.46) e seu cabelo é castanho médio, ou seja, uma base 4. Se o fio for virgem, é só isso que importa para você colorir: qual é a sua cor natural e qual é a cor que você quer alcançar. Como são apenas três tons, com uma água oxigenada de volumagem correta dá para ficar ruiva de primeira.

Ox 3% = 10vol – tom sobre tom
Ox 6% = 20vol – clareia de 1 a 2 tons
Ox 9% = 30vol – clareia de 2 a 3 tons
Ox 12% = 40vol – clareia de 3 a 4 tons.

PS 2: vamos falar mais pra frente disso, mas clarear os fios acontece apenas com tinta permanente. O que acontece é que a reação entre coloração e água oxigenada retira os pigmentos naturais do fio e depositam os artificiais - que depois saem nas lavagens e é por isso que o cabelo desbota. Tonalizantes não penetram na fibra capilar, logo não clareiam nada.

Você pintou o cabelo ultimamente?
Se o seu cabelo é colorido, existe duas opções porque como todo mundo diz, "tinta não clareia tinta": descolorir até alcançar a base da coloração que você vai pintar ou usar um removedor de tinta - aconselho enormemente o dekapcolor em vez de descoloração, que é muito mais agressiva. Esse produto retira os pigmentos artificiais da fibra capilar, o que possibilita a coloração do mesmo jeito que o cabelo virgem.



(cabelo ruivo desbota desse jeitinho aqui ó, mas ainda assim, vale a pena)

Ai você pergunta, então porque você disse que o ruivo só pega depois de algumas colorações, isso não seria clarear? eu respondo, mais ou menos. Como expliquei no PS sobre água oxigenada, o cabelo desbota ao perder os pigmentos artificiais com as lavagens (e sol, vento e um monte de outras coisas que não facilitam nossa vida). O que sobra é um cabelo mais claro, porque quando menos pigmento, mais claro é o cabelo. Reparou que só falei em tinta o tempo todo? Explico isso na próxima postagem.

Lembrando sempre, escolheu a coloração? Faça o teste de mecha e o de sensibilidade. O primeiro é para não ter surpresas e saber antes de pintar qual será o resultado final, o último é ainda mais importante, porque a coloração é uma reação química que pode causar sensibilidade, coceira, irritação e etc, com resultados seríssimos.



Esse post faz parte da tag "Saga Ruiva", já falamos aqui:

6 comentários:

  1. E pra quem tem os cabelos descoloridos, estando loiro clarissimo?Somente descoloridos sem tinta nenhuma.

    ResponderExcluir
  2. Ai é só escolher a tinta e pintar. Como está descolorido, tende a desbotar muito mais rápido (mesmo, na primeira lavada já pode retirar a parte da tinta). Então vai demorar algumas aplicações para o pigmento aderir no fio. Então não desanima se não ficar do jeito que você quer da primeira vez, na segunda e terceira já fica lindão ;)

    ResponderExcluir
  3. Flor pintei o meu a primeira vez de vermelho estava sim descolorido ae desbotou eficou manchado e c eu passar a tinta de novo mais ficar manchado?

    ResponderExcluir
  4. o removedor de tinta elmina na rimeira passagem toda coloracao vermelha do caelo

    ResponderExcluir
  5. Quero remover o acobreado da raiz e passar paraa um tom frio, 6.1 a 7.1,mas tenho luzes loiro claro no comprimento. A minha dúvida é, se usar o decapcolor o vermelho nao vai escorrer para ass luzes e manchar na hora da lavagem?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Meu cabelo é castanho médio e tenho mechas loiras. Quero ficar ruiva.. a minha cabeleireira disse que eu deveria igualar o tom deixando todo escuro primeiro. É necessário ?

    ResponderExcluir

Coisas Infinitas © 2014