sábado, 4 de abril de 2015

"Saga Ruiva": você tem certeza que quer pintar o cabelo?

sábado, 4 de abril de 2015


(Lily Cole sendo linda nesse ensaio para a Vogue)

Cabelo ruivo é um negócio de manutenção cara e que exige paciência. Você precisa pintar uma vez por mês e cuidar, porque quanto mais mau tratado os fios estão, mais difícil será atingir e manter o tom desejado. Então antes de colorir, pense que o resultado da tinta vai durar apenas alguns dias até começar a desbotar e pedir mais gastos em tratamentos.

Quanto custa ficar ruiva?
Depende muito do seu tipo de cabelo, cor original, se está colorido ou não. Também passa por aqui a escolha do tom e a marca desejada. Como reforcei no post anterior, não sou profissional, então se tiver insegura a respeito de alguma etapa, corra para o cabeleireiro - um custo maior, mas que dá mais segurança.

Se o seu cabelo é virgem e claro, não será preciso uma descoloração prévia - que vai custar mais alguns Reais em sua saga ruiva - porque a água oxigenada descolore até quatro tons dependendo da volumagem. Então meninas loiras ou de cabelo castanho claro poderão pintar diretamente enquanto as de cabelo castanho escuro e pretos, vão precisar de um processo anterior.

Depois, a escolha da coloração e o processo de tingimento (que de novo, pode ser feito no salão ou não) e a manutenção. O que aconselho antes de pintar, é cuidar do cabelo, fazer uma hidratação forte, uma reconstrução e etc. porque tintas de cabelo são químicas agressivas, que abrem a cutícula do fio para entrar na fibra capilar e depositar os pigmentos, o que retira a hidratação natural, sensibilizando até as madeixas mais saudáveis. Então cuide antes e depois, para evitar resultados traumatizantes como queda, quebra, efeito elástico e corte químico.



(ruivo dos sonhos, ai vamos nós)

Vale a pena gastar tempo e dinheiro?

Colocou na ponta do lápis de vale a pena gastar com tratamentos e coloração e decidiu que vale a pena? Ai vai algumas dicas:

- Raramente fica do jeito que você quer na primeira aplicação, o pigmento acobreado/avermelhado são de difícil fixação;
- Cada cabelo fica de um jeito dependendo de quão fino ou grosso é o fino e a facilidade de abrir o tom. A tinta que deu certo na coleguinha pode não ser sua alma gêmea;
- vai ter que cuidar para sempre, então foi na loja comprar coloração? Passa na parte das ampolas, hidratação, restauração e etc. porque vai ser necessário;
- Não tente pintar a sobrancelha a menos que tenha muita certeza. Além de não ser o produto adequado, pode ficar de cor diferente do cabelo;
- Não existe isso de "nuance x combina com pele y", existe experimentação e sua opinião. Achou bonito em você? Vai fundo e se der errado, pinta de novo ou passa o dekapcolor.



Esse post faz parte da tag "Saga Ruiva", já falamos aqui:
- Como eu fiquei ruiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Coisas Infinitas © 2014