terça-feira, 19 de maio de 2015

"A Um Passo do Estrelado": a dura vida do backing vocal

terça-feira, 19 de maio de 2015


O que faz alguém virar uma estrela? essa é a pergunta do documentário "20 Feet From Stardom", que acompanha a vida dos backing vocals e mostra os momentos do artista que está no palco mas não tem seu próprio público. Eu vi o documentário na HBO em um final de semana de preguiça, e me encantei com essas pessoas que tem muito talento mas não tem o X-Factor (beijo, Simon).

A graça desse documentário é acompanhar os cantores de apoio em vários pontos: quem almeja o estrelado, quem conseguiu fazer carreira solo, quem conseguiu um one hit wonder e hoje saiu do mundo musical, quem nunca tentou por achar que não tinha "bolas" suficientes e gosta de estar no fundo do palco. De quebra, ainda conhecemos um pouco sobre o mercado, como a tecnologia desempregou um monte de gente, porque atualmente já é possível gravar um coro de uma pessoa só em vez de em grupo e como eles tiveram que buscar outros mercados - fiquei surpreendida ao descobrir que algumas da criaturas de "Avatar" foram dubladas por backing vocals para ter uma sonoridade diferente.


Além de dar voz aos backup singers, o documentário mostra depoimentos de artistas como Bruce Springsteen, Stevie Wonder, Mick Jagger e Sting, que comentam e se desmancham em elogios sobre os profissionais do ramo. "A Um Passo do Estrelado" tem uma trilha ótima e mostra o lado ruim da indústria: não basta ser bom, tem que saber dançar conforme a música e ter sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Coisas Infinitas © 2014