terça-feira, 8 de março de 2016

Cinco iniciativas feministas para conhecer no dia das mulheres

terça-feira, 8 de março de 2016
Dia das mulheres, aquele montão de homenagem vazia e mais um monte de gente lutando contra isso. Como estamos falando desse dia de luta, decidi aproveitar o dia indicando iniciativas virtuais e reais que empoderam e deixam a mulher no protagonismo. Ai vai:

Capitolina - Com a proposta de falar com meninas e adolescentes sem o fofuches da Capricho, a Capitolina cresceu nos últimos anos. Fala de crescimento, feminismo e racismo do mesmo modo que analisa televisão, fala de literatura, esportes e etc. O conteúdo colaborativo impressiona, e a empreitada virou livro no último ano.

Revista Azmina - No sobre nós da revista tem uma explicação muito melhor do que a que posso tentar fazer: "uma publicação digital e gratuita, cujo objetivo maior é contribuir para a redução das desigualdades de gênero no Brasil. Concebida por uma equipe fundamentalmente feminina, a revista pretende mudar a comunicação jornalística e publicitária no que se refere a discurso de gênero e representatividade". Além de um conteúdo interessante, as jornalistas também buscam financiamento para pautas mais profundas sobre temas relacionados ao feminismo. Saiba mais aqui.

Think Olga - talvez o mais conhecido dessa lista. O Olga é um projeto que aborda as mulheres em várias frentes: o projeto chega de fiu-fiu, incentivo a entrevistar especialistas mulheres - uma pesquisa internacional apontou que 65% eram homens e apenas 19% eram mulheres (17% se referiam a fontes institucionais) - aconselhamento, eventos e etc.




Girl Rock Camp - Esse é um dos mais legais e me dá vontade de ser criança de novo. O Girl Rock Camp é um acampamento de férias para meninas com idades de 7 a 17 anos que ensina elas a tocarem instrumentos. Um período por meio da educação musical, criatividade, pensamento crítico e colaboração. Dá para se voluntariar e ate mesmo participar de um acampamento adulto, mas esse não sei se volta rolar.

Geledés - O Instituto da Mulher Negra é uma organização política de mulheres negras que tem por missão institucional a luta contra o racismo e o sexismo, a valorização e promoção das mulheres negras. Além de discutir empoderamento, a instituição que fica em São Paulo organiza eventos, palestras, cursos e outras atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Coisas Infinitas © 2014